A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, caso eles estejam posicionados de forma inadequada. Dentes tortos e que não se encaixam corretamente podem ser difíceis de limpar. Além disso, são capazes até mesmo ocasionar um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
Ortodontia
ALINHADOR INVISÍVEL
O Invisalign é um conjunto de alinhadores virtualmente invisíveis feitos de um termoplástico médico transparente com alto grau de biocompatibilidade. Cada Invisalign é criado de maneira customizada para o seu dente, não possui metal ou materiais que possam afetar a estética da boca. O tratamento funciona por meio de uma série de placas que vão gradualmente movendo o dente para a posição correta. Cada placa é fabricada para que o dente fique levemente mais alinhado do que a anterior.
Vantagens
Planejamento de cada caso é feito de modo digital, a partir de uma completa documentação (escaneamento intraoral ou moldagem, fotografias e radiografias) das arcadas dentárias, do sorriso e do rosto do paciente. Dessa forma, os alinhadores são feitos sob medida, com o uso de um programa de computador, para cada paciente. Os alinhadores dentários são indicados para casos com diferentes níveis de complexidade e problemas de mal posicionamento dentário. Além disso, outras vantagens são: a facilidade para higienização dos dentes durante o tratamento, o menor número de manutenções necessárias e o menor tempo de tratamento.
Os alinhadores invisíveis trazem para o paciente quatro características que fazem dele uma opção interessante:
-
Estética
-
Removíveis: essa característica faz com que a higienização dos dentes seja mais simples, assim como a alimentação
-
Previsibilidade do tratamento: a tecnologia reproduz como irá ficar os dentes após o tratamento
-
Conforto: o paciente não sentirá o incômodo nos lábios e outras partes da cavidade bucal, o que é comum nos aparelhos tradicionais
Ortodontia
APARELHO AUTOLIGÁVEL ESTÉTICO
O aparelho autoligado ou autoligável é um aparelho fixo, mas que ao contrário dos modelos convencionais, não precisa das borrachinhas coloridas, que são usadas para prender o fio ortodôntico aos bráquetes.
Como funciona?
Nesse modelo de aparelho, o fio ortodôntico é passado por canaletas em cada bráquete e preso por pequenas tampinhas, já existentes em cada peça. O aparelho autoligado pode ser metálico, de porcelana ou de plástico, de acordo com o gosto e o bolso do paciente.
O aparelho autoligável tem o funcionamento bem parecido com o modelo tradicional, mas como não tem as ligas elásticas (borrachinhas), são os próprios bráquetes que exercem a força de sustentação entre eles e o fio ortodôntico. Isso acontece devido a um dispositivo de fixação próprio, localizado na parte interna de cada peça.
A ausência das borrachinhas no aparelho diminui o atrito entre o bráquete e o fio, permitindo que o dentista aplique menos força para a movimentação dos dentes, diminuindo o desconforto do paciente e gerando resultados mais rápidos e eficazes. Além disso, quando o profissional entende como utilizar a técnica, o aparelho autoligável pode dispensar o uso daqueles expansores colocados no céu da boca. Nesse modelo, quando é do desejo do dentista e do paciente, alternativas às extrações dentárias também são menos frequentes, pois o aparelho possibilita maior expansão da arcada dentária.
Diferenciais do bráquete estético:
O Aparelho autoligável estético oferece benefícios similares ao do tipo metálico. Ele é indicado para pacientes mais exigentes, pois um de seus principais diferenciais é um aparelho com uma aparência mais discreta.
Ortodontia
APARELHO AUTOLIGÁVEL METÁLICO
O aparelho autoligado ou autoligável é um aparelho fixo, mas que ao contrário dos modelos convencionais, não precisa das borrachinhas coloridas, que são usadas para prender o fio ortodôntico aos bráquetes.
Como funciona?
Nesse modelo de aparelho, o fio ortodôntico é passado por canaletas em cada bráquete e preso por pequenas tampinhas, já existentes em cada peça. O aparelho autoligado pode ser metálico, de porcelana ou de plástico, de acordo com o gosto e o bolso do paciente.
O aparelho autoligável tem o funcionamento bem parecido com o modelo tradicional, mas como não tem as ligas elásticas (borrachinhas), são os próprios bráquetes que exercem a força de sustentação entre eles e o fio ortodôntico. Isso acontece devido a um dispositivo de fixação próprio, localizado na parte interna de cada peça. A ausência das borrachinhas no aparelho diminui o atrito entre o bráquete e o fio, permitindo que o dentista aplique menos força para a movimentação dos dentes, diminuindo o desconforto do paciente e gerando resultados mais rápidos e eficazes.
Além disso, quando o profissional entende como utilizar a técnica, o aparelho autoligável pode dispensar o uso daqueles expansores colocados no céu da boca. Nesse modelo, quando é do desejo do dentista e do paciente, alternativas às extrações dentárias também são menos frequentes, pois o aparelho possibilita maior expansão da arcada dentária.
Diferenciais do bráquete metálico:
O Aparelho autoligavel metálico usa bráquete metálico, no qual resiste mais às quebras, sua estrutura suporta melhor as forças dissipadas pelos fios mais calibrosos. Além disso, caso alguma aleta/porta do bráquete se quebre, será menos onerosa a substituição.
Goiânia
Unidade Oeste
Rua 4, 286 - Setor Oeste
Goiânia - GO - CEP: 74110-140
+55 62 3229-3049
São Paulo
Unidade Moema
Av. Indianópolis, 974 - Moema
São Paulo - CEP: 04062-001
+55 11 94204-8459 (WhatsApp)
Unidade Urias Magalhães
Avenida Goiás, 5442 - Setor Urias Magalhães
Goiânia - GO - CEP: 74565-250
+55 62 3210-6103